"A outra face da medalha da ética é a transparência. O composto de 4 Rs das Relações Públicas Plenas constitui
um caminho para a obtenção da tão demandada transparência nos negócios".

(Machado Neto, Manoel Marcondes - 2014). In Painel “Os dilemas éticos da comunicação”, 3o. Forum Abracom de Gestão da Comunicação Corporativa, São Paulo.


"Toda profissão tem um propósito moral. A Medicina tem a Saúde. O Direito tem a Justiça.
Relações Públicas têm a Harmonia – a harmonia social".

(Seib e Fitzpatrick, Public Relations Ethics - 1995). In SIMÕES, Roberto Porto. Informação, inteligência e utopia: contribuições à teoria de relações públicas (2006).

RECONHECIMENTO RELACIONAMENTO REPUTAÇÃO RELEVÂNCIA
IDENTIDADE CORPORATIVA BRANDING IMAGEM DE MARCA PROPAGANDA INSTITUCIONAL
COMUNICAÇÃO INTERNA ATENDIMENTO AO PÚBLICO OUVIDORIA / OMBUDSMAN MEDIAÇÃO / NEGOCIAÇÃO
ESTUDO DOS PÚBLICOS COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DIVULGAÇÃO GESTÃO DE CRISES DE IMAGEM PÚBLICA
PESQUISA DE OPINIÃO PATROCÍNIO / MARKETING CULTURAL E ESPORTIVO EVENTOS PRÓPRIOS E DE TERCEIROS MARKETING SOCIAL
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RECONHECIMENTO

O reconhecimento é a propriedade de um ente (indivíduo, causa, marca ou organização) ser identificado por seus públicos de interesse, ditos 'stakeholders', como distinto, único, e ser assim conhecido, e reconhecido, pelo conjunto maior de seus públicos-chave: a sociedade.

Aqui não se trata de reconhecimento de marca – um atributo de mercado, de posicionamento –, mas, antes, de reconhecimento social – base das relações públicas.

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RELACIONAMENTO

Mais tradicional vertente da área de relações públicas, o relacionamento, no meio organizacional, constitui-se de atividades que tiveram início no pós-guerra sob o enfoque de 'public affairs' em setores de governo, depois em empresas e, por último, no âmbito do terceiro setor.

Base das relações públicas, o relacionamento de uma organização com seus públicos-chave 'stakeholders' é assunto específico que demanda gestão especializada. Isto porque, não raro, há interesses antagônicos sob a influência de uma mesma organização.

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REPUTAÇÃO

Mais efetivo resultado daquilo que chamamos 'Relações Públicas Plenas', a reputação é um bem intangível de toda organização e de toda pessoa, mas algo crítico para aqueles que precisam conquistar e manter-se em evidência num mercado; um atleta, um cientista, um autor, uma ONG, uma empresa, um partido, um governante.

O esforço de manutenção de uma reputação – algo que se constroi ao longo de toda uma trajetória e que está sujeito a 'implosão' num súbito golpe de sorte, a chamada crise de imagem pública – é a missão principal do relações-públicas. E alimenta-se de uma sólida e perene comunicação; consistente, coerente, proativa e concisa.

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RELEVÂNCIA

A relevância de um indivíduo, ou de uma organização, num determinado momento e contexto, no âmbito de um dado ambiente ou mercado, é dada, ou medida, como um 'retrato instantâneo' de sua imagem institucional. Tal situação – sempre transitória – é fruto, principalmente, das ações e atitudes recentes e denota certa dose de distinção em relação à 'planície' da concorrência.

Relevância – que, aliás, é o critério de seleção dos mecanismos de busca na internet – poderá ser mantida com, além de atitudes coerentes com os valores expressos diante de fatos, ações constantes e cuidadosamente planejadas. Ressaltar-se na paisagem, tornar-se distinto, acima da concorrência, exige esforços permanentes.

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