← voltar

Sobre marcas

Luiz Estevam Lopes Gonçalves

Está no Novo Testamento. De acordo com o evangelista João. Outro João, Baptista, anunciava a chegada de uma grande marca, do próprio Messias, Jesus Cristo. João Batista foi interrogado: “Quem és tu? Que dizes de ti?”

A primeira pergunta, quem és tu?, exige uma noção da própria identidade. A segunda pergunta, que dizes de ti?, exige a publicidade da sua identidade.

Poderia acrescentar: que dizem os outros sobre ti? Vale lembrar que no caso específico, o João Baptista era confundido com Elias, um profeta que já havia morrido há tempos. Também era confundido com o próprio Messias... entre outros.

Sintetizo. Se a organização não sabe quem é e não sabe o que dizem que ela é, não tem identidade. Sem identidade, não há sequer chance de existir no longo prazo.

No mundo dos negócios faz-se necessário atribuir valor monetário aos ativos (tangíveis ou não). Mas valorar u’a marca  não é apenas função técnica, implica em considerações de ordem política, social.

Os negócios de compra e venda de marcas / empresas dependem – no final das contas – menos de relatórios passados e cativantes estudos prospectivos. Depende mais de pessoas e momentos políticos.

Marca lembra caráter, assim como nome lembra reputação. Reputação e caráter se constroem ao longo de uma vida. E, num estalar de dedos, podem ser comprometidos.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Compre o livro Consultório de relações públicas Veja os vídeos
Conceito Comunicação Integrada
Warning: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_v4j6h37vl08nv5op4rp6jq4ro0, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0